30 dezembro, 2013

Mercado do CCB - Uma lufada de entusiasmo!

Espero que o vosso Natal tenha sido extraordinário! Todos os natais deviam ser extraordinários, mas acho isso um bocado difícil porque, tendo em conta que há Natal todos os anos, é um bocado complicado repetir a proeza sempre.

"Considerandos" à parte, o meu Natal existiu. Neste ano estava a pensar ter um Natal mais modesto dadas as circunstâncias económicas, mas como o trabalho compensa, esforcei-me imenso para poder participar nas duas edições do Mercado do CCB e no Aniversário dos Artistas no Bairro e pude dar um Natal mais composto à minha família. Ainda por cima tudo aconteceu neste mês de Dezembro: tive de dar uma mãozinha num projecto de um amigo, uma revista épica e gigantesca a fechar e mais vendas do que esperava!

Mas não imaginam a felicidade que foi ver que afinal as pessoas ainda gostam do meu trabalho, que as novidades que apresentei foram um sucesso (vendi-as todas!) e que os botões ainda encantam toda a gente!

Assim, tomei uma decisão: vou participar todos os meses no Mercado do CCB. Não sei se no de 5 de Janeiro vai ser possível (entretanto confirmo), mas serve esta regularidade de motivação para não desistir, para todos os meses criar peças novas, para manter a Do Not Push My Buttons! activa. Afinal de contas... ainda há alguém desse lado :)

No dia 1 de Dezembro foi assim:
Um dia solarengo apesar de frio! Tinha uma banca cheia e vim com ela toda desfalcada (:D)!
Apareci lá com estas pequenas. Um molde semelhante ao da "Luisinha" mas mais simplificado e com umas combinações de padrões inusitados. Lembram-me os anos 90 :)
Outra novidade: as golas em fazenda! Foram um sucesso! Decerto um modelo a continuar! Já a mala foi muito cobiçada :)
Quando anoiteceu, tive a sorte de ter um projector apontado à minha banca, o que me permitiu continuar a vender! E se houve clientes!


No dia 15 de Dezembro, foi a loucura!
Começámos o dia tal como acabámos: muitos visitantes e clientes entusiasmados! Esta foto foi tirada mal acabei de montar a banca. A partir daqui, nunca mais parei :D
ESGOTADOS! Foram um sucesso! Sacos de água quente e golas em fazenda! Não sobrou nenhuma peça para amostra! Brevemente (muito brevemente) tenho de fazer mais!
Estes pequenos foram as delícias das futuras mamãs, papás, tias, tios, avós, etc. por serem ideais para oferecer a bebés. 

Ui! Esta foi a mala "Deluxe"! Não demorou 1 hora na banca! Estava TÃO linda! Eu não costumo ser tão vaidosa dos meus projectos (ok, um bocadinho) mas esta mala saiu-me tão bem! E esta é a única imagem que tenho dela! :( Vou tentar fazer outras parecidas. Aliás, tenho já umas fazendas que vão ficar lindas neste modelo :D

Ah! Só faltou dizer que o staff da Do Not Push My Buttons! nos mercados aumentou: agora o meu Luís faz-me sempre companhia, ajuda-me muito a carregar e a montar as tralhas e dá-me conselhos de marketing ;)

10 dezembro, 2013

Parece-me que é a última oportunidade de comprarem ao vivo peças Do Not Push My Buttons! NÃO FALTEM!!!

Sou uma Artista no Bairro

No Mercado do CCB recebi um convite muito simpático para participar num outro mercado, este de Aniversário de uma comunidade de artistas, designers, artesãos de Oeiras - Artistas no Bairro. ADOREI! 
Para começar, estava rodeada de coisas lindas, seleccionadas e muito interessantes! Já conhecia uma grande artista - a Catarina Preto - e só podia ter corrido bem! Apesar de não haver tanta gente assim, correu lindamente. E ainda tivemos direito a apagar as velas de um bolo de aniversário delicioso e muito original! :D
E agora que sou membro da comunidade, espero vir a participar mais vezes nas iniciativas dos Artistas no Bairro.

Ah! O rabinho dos meus bonecos de algodão orgânico foram muito apreciados... enfim...

03 dezembro, 2013

7 de Dezembro em Oeiras!

Este ano pensava que não ia participar em nenhum mercado de Natal... já estava toda triste, mas afinal, assim do nada, vão ser 3 mercados! Um já foi no dia 1 de Dezembro - e correu lindamente! - e o próximo vai ser já neste Sábado, em Oeiras! Tive um convite inesperado ao qual não consegui resistir... e lá estarei!

12 novembro, 2013

Will I see you on the other side?


Estávamos a descer a rua, na conversa, eu e o meu irmão mais novo, de 22 anos, muito alto e magrinho. E era normal, banal até, dois irmãos irem pela rua fora na tagarelice.
E afinal isso não existiu: andar pela rua fora com o meu irmão só é possível do outro lado do espelho, num reflexo de uma vida alternativa que não foi, onde afinal ele nasceu no dia 11 de Novembro de 1991 para se ir embora no dia 12, apesar de ter existido durante 8 meses porque a roupa dele estava lá, e as pantufas e o carrinho, e a gente sentia-o e ouvia-o.
Tive o privilégio de ver esse reflexo num sonho que me trouxe a dúvida: de que lado estou do espelho?

18 outubro, 2013

Dar e receber

Ele deixa-me isto em casa. A deitar o perfume fora pela casa toda.
Eu deixo-lhe ervilhas com ovos escalfados.
.....
Eu deixo-lhe um recado num papel para ele saber que determinado objecto é para ele.
Ele devolve-me isto:

28 setembro, 2013

Com a chuva...

... caem os preços das malas impermeáveis "Dona Luísa"! YES!
 
  40.00€ 30.00€ Disponível na loja.

Costura Profissional n.º 2

Ufff!
Finalmente saiu a revista Costura Profissional n.º2! Se a primeira edição tinha sido difícil, nesta segunda aconteceu de tudo! Desta vez tive ajuda em algumas ilustrações (da Ana Neto) mas apareceram-me problemas que não tinham aparecido antes: incompatibilidades com ficheiros, problemas nas cores das fotografias, projectos colocados à última hora. Enfim... acho que vou mandar benzer esta revista!
Mas cá está ela! Linda e maravilhosa, cheia de projectos super (ultra) detalhados, com materiais que toda a a gente arranja facilmente e com espaço para cada pessoa acrescentar o seu cunho pessoal.
Mais uma vez, estou orgulhosa deste trabalho. Espero que vocês também gostem!

21 setembro, 2013

1º livro de Patchwork em Portugal

 
 
YAY!!! Já saiu! Finalmente foi publicado o primeiro livro de patchwork escrito em português e produzido em Portugal. Foi uma ideia da Paula Coelho (da famosa loja de patchwork Arco Íris a Metro) e realizado na editora Tuttirév, onde trabalho. A mim, calhou-me fazer as centenas de ilustrações que aparecem no livro! Estou muito orgulhosa por ter participado neste projecto. Deu muito (muuuuuuuuuuito) trabalho, muitas rectificações, muitas alterações, centenas de desenhos, mas posso dizer que estou muito contente com o resultado final. Principalmente, estou orgulhosa por ter participado no 1º livro de patchwork em português!
Quem quiser encomendar, pode fazê-lo aqui ou aqui.

25 agosto, 2013

Estudos

Eu e o Garfield andamos a estudar. Ficamos até tarde a pesquisar nos nossos livros de costura. Depois dá-nos o sono. A ele, dá-lhe primeiro.

02 agosto, 2013

Na Boa Safra dos Pequeninos

Os Jane Doe, mais uma vez, aparecem no catálogo da Boa Safra, o que me faz ficar muito orgulhosa por estar nele presente. Obrigada Boa Safra!

Quilting

Esta semana chegou pelo correio o meu primeiro livro sobre quilting - "Quilting In No Time" (estranhamente, veio com uma capa diferente mas o que importa é que o conteúdo é o mesmo).
No trabalho, tenho feito ilustrações para um projecto de patchwork (depois conto melhor) e comecei a interessar-me por esta técnica que tem muito a ver comigo: simples, acessível, útil, despretensiosa, económica e reutilizadora de materiais. 
Assim, resolvi começar por um esquema simples para a coisa não ser muito difícil logo à primeira. Tirei poucas medidas e vamos ver no que dá. Acho que rapidamente vou concluir pelo menos o patchwork - que é como quem diz, o topo da manta. Tenho alguns tecidos com um padrão concreto combinados com outros padrões mais simples de riscas, quadradinhos e pintinhas, para não cansar muito e chamar a atenção para os motivos dos padrões concretos porque têm a ver com as pessoas a quem vou oferecer esta peça.
Resta saber quem serão! ihihihi ;)

27 julho, 2013

Ovos de Galinha vs Ovos de Pata

O meu pai conta-me que os ovos de pata e os ovos de galinha são igualmente nutritivos e saborosos mas são mais famosos os de galinha porque estas, ao pô-los, cacarejam e publicitam a postura do ovo, ao passo que as patas põem os ovos e ninguém dá por nada, ainda que os seus ovos sejam até maiores e mais perfeitos.
Eu não me importo de ser "pata". Gostava de ser mais "galinha", mas não tenho feitio nem tempo para isso. E nem sei fazer publicidade bem. Por isso, prefiro ir aprendendo a "pôr mais ovos", sempre cada vez melhores e mais perfeitos.
Isto porque ultimamente tenho-me deparado com umas poucas "galinhas" e conhecido uma ou duas "patas" com quem tenho aprendido imenso! Basta observá-las com atenção para ver como o seu trabalho tem qualidade e não é porque não fazem um alarido à sua volta que são melhores: são melhores porque tomam atenção aos detalhes, não deixam maus acabamentos, "perdem" tempo a aperfeiçoar o ponto e são simples. São boas no que fazem e pronto.
Eu ainda não estou ao nível dessas "patas", mas passo a mostrar-vos o que eu considero um bom trabalho:

Fazem-se os pespontos direitinhos e sempre que necessários. Os pespontos não são meramente decorativos: podem, por exemplo, manter uma costura virada para o lado que se pretende.


Deve passar-se a ferro as peças antes e depois de cosidas: para se poderem coser melhor e para o acabamento ficar perfeito.

Quando não se tem uma máquina de orlar, fica sempre melhor uma costura inglesa (cose-se primeiro pelo direito ao calcador; vira-se, apara-se a costura para metade e cose-se de novo ao calcador encerrando o tecido sem acabamento) ou usa-se o ponto de zigue-zague ( mas direitinho!). 

E é este o resultado:
O molde é da The Cottage Home e podem vê-lo aqui!
Ah! E os tecidos não são da Liberty, são mesmo portugueses e comprei-os na Ouro Têxtil (na Baixa de Lisboa).

23 julho, 2013

Arrumação vs Bagunça

Sou uma pessoa desarrumada. Tenho de reconhecer, publicamente, que sou uma pessoa desarrumada. Detesto arrumar coisas; roupa então, é um castigo: ter de dobrar, separar, agrupar, arranjar espaço, organizar... é uma seca! EXCEPTO quando envolve o meu trabalho! Aí sou a control-freak do bairro. E não consigo começar a trabalhar com a confusão instalada: tenho de trazer ordem ao caos para produzir.
Há quase 3 meses que mudámos para a casa onde estamos e eu tinha o quarto do escritório em pantanas (mesmo! tudo espalhado pelo chão!). Como estou com uns dias de férias - mas não sem trabalho para fazer - tive mesmo de organizar o meu espaço de trabalho e estou tão contente que tive de partilhar convosco!
Não é nenhum atelier chique; não consigo organizar os tecidos por cores e tê-los todos passadinhos e dobrados de maneira a que fiquem do mesmo tamanho ( a) tenho mais que fazer; b) referi no parágrafo anterior que odeio arrumar roupa - tecidos são "pré-roupa" e, portanto, estão incluídos nessa categoria); tenho coisas penduradas e livros atravessados uns por cima dos outros. Mas não me interessa. Para mim está óptimo: consigo encontrar as minhas coisas, tenho tudo à mão e assim já posso começar o meu trabalho.
Tenho imensa luz neste espaço mas preciso fazer umas cortinas. Possivelmente, será o próximo projecto que vos mostrarei ;)
 

Férias? Ou talvez não.

É suposto estar 15 dias de férias. Mas trouxe tantos T.P.C.'s que não sei se vou dar conta que estou de férias. E resolvi, ainda por cima, disponibilizar-vos uns colares giros-giros!

20 junho, 2013

Costura para todos

Finalmente posso revelar o que ando a fazer! Sai hoje a revista "Costura Profissional" onde apresento os trabalhos da fantástica Manuela Domingues através de explicações ilustradas para toda a gente (até os que têm pouca prática de costura) poder fazer estes modelos!
Costureirinhas: deliciem-se!

16 junho, 2013

Baby M.

E esta semana foi uma grande emoção: nasceu a Baby M.!!! A nossa Matildinha! Filhota da minha grande amiga Tânia e que tinha de começar a sua vida muito "fashion", como a mãe dela! E a avó e a bisavó! O vestido-capa-de-revista e o porta-chuchas, claro, a fazer pendant!

Morangos e chantilly

Ter fins-de-semana de folga é tão bom! Dá para uma pessoa se organizar. Rendem mais. E dá para fazer um bolinho de vez em quando! Nham nham!

14 junho, 2013

Pictionary da costura

Olá a todos! Lembram-se de mim? Sim, estão quase a passar 2 meses desde o meu último post e agora vêm as desculpas do costume: muito trabalho, mudança de casa, visita da sista, iada, iada, iada.
Ando num reboliço pegado e a ensinar! Pois eu também não estou a acreditar, mas a verdade é que estou a ensinar! Inacreditavelmente, tenho um novo trabalho como ilustradora que consiste em mostrar através de desenhos passos de montagem de peças em costura, isto é, com esquemas e ilustrações - tipo Pictionary - mostro como se faz um vestido de bebé, um necessaire, uma bolsinha, uma peça de patchwork, etc. Consegui combinar algumas das minhas paixões - o desenho, a costura e o ensino. Não será preciso dizer que estou en-can-ta-da!
Brevemente mostrarei alguns exemplos desta minha nova vocação!

21 abril, 2013

Lift off

Estou a preparar-me para dizer Adeus ao Aeroporto de Lisboa.
Depois das 22h de hoje, passarei a ser apenas uma potencial viajante e a minha relação com o aeroporto será como a de toda a gente. Foram 2 anos e meio aqui.
Em 2008, depois de ter arriscado uma mudança de empresa, tive o azar de ficar desempregada assim de repente, sem direito a apoios nenhuns. Saí de um trabalho que adorava para aproveitar uma oportunidade mais vantajosa e fiquei sem nada.
Agarrei-me a tudo o que pudesse fazer para me sustentar e numa troca de e-mails tive a oportunidade de ir trabalhar para a Alma Lusa do aeroporto. Tenho a dizer que adorei a experiência. Fiz excelentes amigos, gostei muito de dar a conhecer Portugal aos nossos visitantes e deu para aperfeiçoar as línguas: fiz uma colecção de "Obrigados" já bem interessante, ajudei pequenos artistas e artesãos e conheci o Fado.
Entretanto sucumbi aos horários difíceis de abrir a loja às 6h da manhã e saí para ir para outra loja, já que, entretanto, em design nada acontecia. Foram enviados centenas de curriculae e nada. Encontrei-me de novo desempregada, porque as lojas têm destas coisas, e em design, tudo na mesma.
Em 2011 voltei para a Alma Lusa. Não me custou nada porque na verdade fui voltar a trabalhar com amigos, o que não custa nada. Os horários entretanto melhoraram, fui para o turno da noite e fiquei lá até assistir ao encerramento da loja. Toda a gente acha incompreensível ter a Alma Lusa fechado ali, toda a gente gostava da loja, mesmo que confusa, e muitos visitantes perguntam por ela e pelos artigos que vendiam. E lá fiquei eu desempregada outra vez.
Mas como felizmente me dou bem com toda a gente, consegui ser aceite noutra loja também no Aeroporto. Ah claro, em design, mais curriculae e nada! Nem uma entrevista.

ATÉ AGORA!

Ao fim de 4 anos, apareceu a minha oportunidade! Vou arriscar de novo! Vou abraçar um projecto que me é muito querido, que é o espelho da minha vocação e vou agarrá-lo com unhas e dentes, com toda a força e não largo mais! Não quero voltar para trás de um balcão! É que se há sítios em que trabalhar atrás de um balcão é divertido e recompensador, há outros em que somos tratados como um número, um índice, e que tanto faz sermos a Luísa, a Joana ou a Isabel. Levei 4 anos longe do que eu gosto mesmo de fazer, do que eu sei fazer bem. Isto parece-me que é como os namorados: quando andamos à procura, não aparece nada; quando finalmente desistimos de procurar e nos resignamos, é que aparece o príncipe encantado que nos arrebata e nos faz levantar os pés do chão! Houve quem me ouvisse dizer que já não ia procurar mais trabalho na minha área.

Finalmente vai fazer toda a diferença ser a Luísa!

Senhores passageiros, apertem os cintos, a Luísa vai descolar. A tripulação deseja-vos uma agradável viagem.

Lift off
!

07 abril, 2013

Grandes mudanças!

Costumo dizer que não há-de chover sempre. Serve de metáfora para a minha vida pessoal, para a minha carreira intermitente e parece que nesta Primavera, tenho razão.
Vou mudar de casa e vou mudar de trabalho. Desta vez vou para um trabalho e não para um emprego! Finalmente (espero) vou ter uma oportunidade de mostrar o que valho. Há 4 anos que isso não me acontecia e vou dar tudo por tudo, vou apostar as minhas fichas todas, ou vai ou racha!
Por estes dias, estou com um pé aqui e outro ali: já me separei dos meus tecidos e custa-me estar longe deles. Mas é por uma boa causa: já estão na nossa nova casa, tão acolhedora e luminosa.
Meus amigos: desejem-me sorte!

18 março, 2013

Leilão

Até ao fim do mês de Março, a Do Not Push My Buttons! está a promover um leilão de uma mala "Dona Luísa" em napa para angariar fundos para apoiar o canil particular dos seus pais, com mais de 30 cães e que estão com dificuldades financeiras dados os cortes do Estado provenientes desta crise maldita.
São mais de 30 cães, de várias raças, novos e velhos, recolhidos da rua e que os meus pais sustentam. Além dos cães, há ainda cerca de 10 gatos que também precisam de alimentação.

Como funciona o leilão?
É fácil: A oferta começa por 5€, quem estiver interessado, pode dar o que quiser, aumentar o valor no que puder. Quem der o maior valor até ao dia 31 de Março de 2013, fica com a mala e estará a ajudar na compra de ração para os nossos cães e gatos!

Lembrem-se: quem ajuda os pequenos artistas/ designers/ artesãos não está a engordar uma grande empresa: neste caso estará a ajudar na compra de ração para o Pernas, o Tiago, a Patanisca, a Mafaldinha, o Nhecas, o Bonito, a Princesa, o Lobo, o Shy, a Pipoca, a Maori, aRitinha, a Estrelinha, o Nino, a Nina, o Pluto, a Boo, ...


Para licitar, pode ir à nossa página do evento ou enviar um e-mail para do.not.push.my.buttons@gmail.com . 

22 fevereiro, 2013

Amigos // Friends

A semana passada começou comigo a meter o pé na argola em grande estilo, a deitar tudo a perder por uma parvoíce, por um descuido, por um acidente.
Estou a atravessar uma fase igual à da maior parte dos portugueses: com a cabeça à tona da água a tentar manter-me assim. E ia quase metendo um pedregulho no bolso para afundar mais.
O curioso é que me sentia sozinha, sem pessoas com quem pudesse conversar, mas conversar como-deve-ser e não "Ah pois, amanhã vai chover, que chatice".
Como o Cosmos não dorme (ou Deus, ou Seja-Lá-Quem-For), a seguir ao Grande Disparate que me pôs os nervos em frangalhos, apareceram os meus amigos. Logo no dia seguinte apareceu-me o Vicente, a seguir o Rui, depois a Martinha, depois a Marina, depois a Elisabete, o João e o Marcos, agora a Raquel e sempre, claro, e omnipresentemente o meu Luís, que não sai do meu lado.
Todos os dias da semana passada tive óptimas conversas com os meus amigos. Estive duas vezes no meu adorado Botequim e pude rir-me e esquecer-me do pânico da Segunda-feira do Grande Disparate.
Como não acredito em acasos, tenho de agradecer a presença deles todos. Fizeram-me colocar as coisas em perspectiva e desanuviar.
Há coisas mais importantes na vida do que manter a cabeça à tona da água: uma delas, são os amigos.