15 outubro, 2012

Mr. Thurston Moore

- Erm... Excuse me, sir, what's your name?
- Thurston.
- ... Moore? From Sonic Youth?
- Yap.

E foi assim que trabalhar numa loja no aeroporto já valeu a pena.
.

Vou contar-vos a história de uma miúda tímida.

Era uma vez uma miúda tímida que gostava dos Guns n' Roses, como todas as miúdas tímidas em 1992, de 14 anos, que tinha posters do Axl Rose no roupeiro.
Uma bela tarde, entre fazer os trabalhos de casa de matemática e lavar a loiça do almoço, liga para a RTP2  e apanha um programa de videoclips apresentado ora pela Xana dos Rádio Macau, ora pelo Zé Pedro dos Xutos e Pontapés. Eis senão quando se depara com "100%" dos Sonic Youth, com umas guitarras estridentes, com um ritmo marado, sei lá, tocava nas campainhas da miúda tímida. Aquelas pessoas do vídeo tinham camisas de quadrados, cabelos grandes, andavam de skate e eram ultra-cool. Principalmente, a música era ultra-cool! O mais cool de sempre! O mais original que tinha ouvido!
E foi assim, que a miúda tímida começou a perceber que tinha de se abrir a novas experiências sonoras, que devia procurar coisas novas e que, aquele era o seu som, o seu estilo, o seu aquário.
A partir daí, ela fez desenhos de moda com muitos quadrados e gorros de lã grandes e imaginava desfiles como os do vídeo "Sugar Kane" mas com as suas criações. Ela falava aos seus amigos na escola e ninguém nunca tinha ouvido falar nos Sonic Youth - nem mesmo os que se achavam mais cool na escola. Os "Sonic Youth" (mais tarde, os Smashing Pumpkins, os Radiohead e os Suede... sim houve uma altura que ninguém sabia quem eram) passaram a ser o seu segredo, o seu refúgio, aquilo que ninguém mais conhecia.
Nunca mais foi a mesma pessoa e percebeu que ser ultra-cool está em ser-se original, não seguir a manada  e, principalmente, fazer a sua "cena" sem se importar com o que os outros pensam porque... se os Sonic Youth o tivessem feito, hoje não haveria a miúda tímida que vocês conhecem e que criou este blogue.

Sem comentários: